De forma geral, pretendemos identificar e avaliar os comportamentos, estratégias, características e expectativas que as pessoas exibem na perda e manutenção do peso, podendo comparar pessoas e resultados.
As principais finalidades deste estudo são:
1. Identificar indivíduos que nos últimos 15 anos de vida adulta perderam, pelo menos, 5kg do seu peso corporal, descrevendo as estratégias comportamentais de perda de peso adoptadas, nomeadamente ao nível da alimentação e atividade física.
2. Estudar indivíduos com sucesso na manutenção do peso perdido após redução substancial (5kg ou mais) do seu peso corporal. Como manutenção entende-se uma variação inferior a 3% mantida por 1 ano ou mais.
3. Descrever os comportamentos dos indivíduos com sucesso na manutenção do peso perdido, comparando-os com os comportamentos das pessoas com perda seguida de recuperação de mais de 3% do peso.
4. Comparar as características psicossociais, familiares e contextuais entre pessoas com e sem sucesso na manutenção do peso perdido, após perda de peso inicial.
5. Comparar o historial do peso corporal e as características das tentativas passadas de controlo do peso entre pessoas com e sem sucesso na manutenção do peso perdido, após perda de peso inicial.